Bem-Vindos ao Novo Site do Visite Urucânia!
Clique aqui para ouvir o texto

Calendário

.

11 de Outubro: Dia de Nossa Senhora do Bom Sucesso

1.627 visitas

 

A devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso em Urucânia

No Brasil a devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso iniciou-se no Rio de Janeiro, a partir de uma imagem trazida de Portugal entre 1637 e 1638, pelo Padre Miguel Costa. A partir daí a devoção à Virgem do Bom Sucesso se estendeu pelo País, onde o seu nome é consagrado a igrejas, capelas, colégios, casas comerciais, ruas, praças, bairros, povoados e cidades, inclusive como padroeira de muitas delas.

A devoção à Mãe do Bom Sucesso é também muito difundida no estado de Minas Gerais, em vários municípios, entre eles Urucânia, tem a sua festa celebrada no dia 11 de Outubro.

Os primeiros habitantes dessa cidade chegaram em meados do século XIX, instalando-se no local onde hoje é a sede do município.

Por volta de 1869, Francisca Inácia da Incarnação, senhora fervorosamente católica, amiga dos escravos e protetora dos colonos, mandou erguer uma capela e uma casa para abrigar o sacerdote em terreno por ela doado. Na mesma época surgiu o cemitério, construído onde atualmente se encontra a Igreja Matriz.

Além de Dona Francisca, doaram terras para o patrimônio do povoado: José de Assis, Manoel Inácio da Silva, Antônio Bento de Souza, Joana Cláudia, José da Silva e José Justiniano da Fonseca.

Essas doações datam de 1862 a 1873. Como era grande a quantidade de urucum nestas terras, o povoado denominou-se Urucu e a capela foi dedicada à Nossa Senhora do Bom Sucesso do Urucu.

Em  13 agosto de 1873, inaugurava-se o povoado, sendo este elevado a Freguesia (povoado atendido por um sacerdote) pela Lei n. 3.442, de 23 de setembro de 1887.

Em 17 de outubro de 1889, o povoado foi elevado à Vila e no dia 13 de setembro de 1891, pela Lei n° 2.763, a mesma se tornou Distrito e na mesma ocasião, foi criado o povoado de Cardosos.

Em 11 de julho de 1895, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso foi canonicamente instituída, sendo Padre Francisco de Paula Gastani, seu primeiro vigário.

A cidade ficou conhecida a partir de Padre Antônio Ribeiro Pinto, tido como milagroso, que se estabeleceu na Paróquia municipal em 1946.

Hoje, Urucânia recebe fieis de várias localidades para celebrar este dia tão importante na cidade que é comemorado com missas em homenagem a Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Fonte: www.minasgerais.com.br/urucania

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Click to listen highlighted text!