Bem-Vindos ao Novo Site do Visite Urucânia!
Clique aqui para ouvir o texto

Calendário

.

14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

1.145 visitas

No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma jornada para criar consciência sobre a necessidade de contar com sangue seguro, bem como para celebrar aqueles doadores voluntários graças aos quais as pessoas podem sobreviver e viver melhor. Muitos são os fatores que levam uma pessoa a ser doador como a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários. O aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização, civismo e motivação. Estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger a sua vida e a dos pacientes que recebam o seu sangue. Enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.

A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não aptos a doar sangue, os mesmos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão responsável pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.

Nesse sentido, cabe esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos exames laboratoriais de triagem do sangue, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames.

Condições para doar:

Quais as condições para doar sangue?

Ter boa saúde; alimentar-se bem antes da doação; não estar em uso de medicamentos; ter entre 16 e 67 anos de idade; pesar acima de 50 quilos; apresentar documento oficial com foto; dormir, pelo menos, seis horas na noite anterior à doação; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitar fumar duas horas antes da doação. Caso tenha colocado piercing ou tatuagem, só poderá doar sangue após 12 meses e, quem realizou endoscopia, após seis meses.

 

Qual a alimentação aconselhável antes da doação de sangue?

A) No dia da doação, pela manhã, alimentar-se com suco, leite desnatado ou de soja, café, chá, pão com geleia e frutas. Antes da doação, não ingerir abacate, açaí, jaca, leite integral e derivados ou alimentos gordurosos. Tome, no mínimo, dois copos de água antes da doação.

B) No dia da doação, à tarde, tome café da manhã evitando comer alimentos gordurosos. Alimentar-se, no almoço, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão. Só duas horas após o almoço, pode-se fazer o procedimento da coleta de sangue. Tome, no mínimo, dois copos de água antes da doação.

Quem não pode doar sangue?

– Portadores de doenças infectocontagiosas, como Sífilis, AIDS, Chagas, Malária, Hepatite B ou C;

– Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV (AIDS);

– Pessoas com múltiplos(as) parceiros(as) sexuais;

– Pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses;

– Usuários de drogas injetáveis;

– Mulheres: grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos 3 meses.

É importante ressaltar que o Brasil necessita diariamente de mais de 5.500 bolsas de sangue. O ato de doar sangue representa a única forma de muitas pessoas continuarem vivendo. É essencial que as pessoas saudáveis façam da doação de sangue um ato voluntário e contínuo, afinal a doação é um ato simples, rápido e que não dói. Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado, associado ao enorme benefício para quem dele necessita doar sangue é considerado um gesto solidário de pessoas dispostas a ajudar o próximo, contribuindo para a cura. Quando doado para aquele que não conhecemos pode ser considerado um ato de profundo humanismo e respeito ao próximo.

Seja você também um doador. Procure o hemocentro mais próximo e pratique esta ação!

Núcleo Regional de Ponte Nova-MG

Horários da Unidade

Funcionamento administrativo

Segunda a sexta-feira – das 08:00 às 18:00

Cadastro de candidatos à doação de sangue

Segunda a sexta-feira – das 08:00 às 11:30

Cadastro de candidatos à doação de medula óssea

Segunda a sexta-feira – das 08:00 às 11:30

Atendimento a pacientes:

Hematológicos (para transfusão): segunda a sexta-feira – das 07:00 às 11:00 .

Hemofílicos: segunda a sexta-feira – das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

Urgência: plantão de 24 horas

Atendimento às Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas

Plantão 24 horas

Meios de contato

Telefones para contato

(31) 3817-3212 e (31) 3817-5489

Fax:
(31) 3817-7321

Correio Eletrônico:

pno.coordenacao@hemominas.mg.gov.br

Endereço

Núcleo Regional de Ponte Nova

Rua Carlos Gomes, nº 17.

Bairro: Esplanada

CEP: 35.430-069

Como chegar ao Núcleo

Ônibus: qualquer linha de ônibus municipal para o bairro Esplanada.

Carro: Km 0 Rodovia Ponte Nova – BH entrada do bairro Esplanada, próximo à rodoviária velha.

Fonte: www.hemominas.mg.gov.br

“O correr das águas, a passagem das nuvens, o brincar das crianças, o sangue nas veias. Esta é a música de Deus.”

Hermann Hesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Click to listen highlighted text!