Bem-Vindos ao Novo Site do Visite Urucânia!
Clique aqui para ouvir o texto

Calendário

.

5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

899 visitas

Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 a fim de chamar a atenção dos governos e das comunidades para a questão ambiental, os problemas a ela relacionados e as ações de preservação.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, também conhecido como “WED”, é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A cada ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolhe um país para receber as celebrações globais do WED onde é selecionado um tema, que se torna foco de debates, reuniões e conferências em todo o mundo.

Este ano, o país-sede do WED será o Brasil, com o tema Economia Verde: Ela te inclui?

Este tema é descrito como uma economia que resulta em melhor qualidade de vida humana e igualdade social, além da redução de riscos ambientais e escassez ecológica. Em outras palavras, podemos pensar em uma economia verde como uma ferramenta de baixa emissão de carbono, eficiência de recursos e inclusão social.

O Brasil também receberá, duas semanas depois, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável: a Rio+20 que ocorrerá no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012.

O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

A Conferência tem dois temas: uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. Afinal, sabemos que a política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva o que só aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos não são manuseados de forma correta, o que só prejudica a população e a natureza em que vivemos. Um exemplo disso é a enorme quantidade de lixos que é descartado todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.

Portanto, cabe a cada um de nós fazer o seu papel de cidadão, adotando medidas simples como não jogar lixo nas ruas, usar menos produtos descartáveis, reciclar e principalmente se conscientizar. Como consequência o mundo será mais saudável proporcionando as gerações futuras uma vida de qualidade.

 

Referências: www.onu.org.br
www.inep.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Click to listen highlighted text!