Bem-Vindos ao Novo Site do Visite Urucânia!
Clique aqui para ouvir o texto

Nossa Gente

.

Carlos Marcolino Rodrigues (Carlão)

2.058 visitas

carlosrodrigues
Carlos Marcolino Rodrigues, mais conhecido como Carlão, nasceu em São Vicente do Grama, distrito de Jequeri / MG, em 14 de Fevereiro de 1955.

Filho de D. Bernadete Maria Mercês e Antimo Marcolino Rodrigues. Além de Carlão, seus pais tiveram mais oito filhos, sendo eles: Terezinha, Lídia, Rubem, Paulo, Armando, Elenita, Reinaldo e Cláudio.

Mudou-se para Urucânia ainda adolescente onde começou a trabalhar com sua irmã Lídia em uma venda. Quando adulto, abriu seu próprio comércio, um bar que era localizado na Rua Sebastião de Castro Lima, o famoso “Bar do Carlão”.

Casou-se com Marília Mayrink Rodrigues, com quem teve 2 filhos: Carlos Júnior e Clarisse.

Candidatou-se ao cargo de Vereador em Urucânia e foi muito bem votado, ocupando uma das cadeiras da Câmara dos Vereadores.

Sempre foi uma pessoa muito alegre e comunicativa, qualidades estas que o tornaram uma pessoa tão conhecida.

Se formos falar em esporte e lazer em Urucânia, não podermos deixar de falar sobre Carlão. Realizou vários torneios de truco (na entrada de sua casa) e, depois desta iniciativa, passou a organizar (com a ajuda de alguns amigos) o torneio municipal de futebol com a participação de equipes de toda a cidade, incluindo também equipes das áreas rurais. Ele organizou um campeonato que, para muitos, ficou conhecido como o “Campeonato do Metanol”, pois em muitas partidas realizadas nas noites um tanto frias, as pessoas que compareciam ao Estádio Manuelão faziam fogueiras em torno do campo e os que eram adeptos à ingestão de bebida alcoólica a ingeriam e davam-lhe o nome de metanol, combustível para suportar o frio.

Começava assim, a história de um empreendedor e organizador de um grande torneio de futebol na região de Urucânia. Em várias cidades vizinhas, se perguntarmos se conhecem o Carlão, será difícil encontrar alguém que goste de futebol que não o conheça ou já tenha ouvido falar dele.

Em 1989, juntamente com alguns amigos da região, foi criado o tradicional Campeonato Regional do Açucar, torneio este que em 1990 não aconteceu, mas que voltou com toda a força em 1991 com a direção e organização sob a responsabilidade de Carlão e seus colaboradores da cidade de Urucânia.

Com a edição deste ano (2013), já são 23 realizações organizadas com muito amor e dedicação ao esporte e, principalmente, a valorização dos jovens em sua cidade. Preceito este respeitado até hoje por todas as equipes participantes deste evento. E como o conhecemos bem, sabemos que este Regional já faz parte da sua vida e será difícil ele se afastar da organização do mesmo.

Durante boa parte destes quase 25 anos, ele acumulou, juntamente com este Campeonato, a direção de um clube que ele e seus amigos ajudaram a fundar: o Associação Esportiva Urucânia, que tinha também uma área de lazer e diversão para toda a população, o popular Clube do Beija-Flor, que fica à entrada da cidade (e quem não conhece este clube?).

Quantas pessoas ali se conheceram e dali vieram a formar novas famílias, dando seguimento ao crescimento de nossa população. Pode-se dizer que Urucânia muito deve à pessoa de Carlão.

 

Colaboração
Texto enviado por: Sandro Avelino de Souza
Foto enviada por: Clarisse Mayrink Rodrigues

1 comentário para Carlos Marcolino Rodrigues (Carlão)

  1. Homenagem muito bacana ao nosso amigo Carlão…Muito bom amigo e como vizinho da padaria Pão Gostoso…Abraços, Juninho do restaurante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Click to listen highlighted text!