Bem-Vindos ao Novo Site do Visite Urucânia!
Clique aqui para ouvir o texto

Calendário

.

Dia do Índio

2.509 visitas

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no século XV, eram os índios que habitavam nossa terra. Estima-se que eram aproximadamente cerca de 3 milhões. Com seus rituais e crenças, principalmente a prática da antropofagia, um importante ritual praticado por algumas tribos, pois acreditavam que os guerreiros absorviam a força e as habilidades dos inimigos capturados, assustaram a princípio, um povo acostumado a costumes bem mais evoluídos.

O primeiro tipo de escravidão que aconteceu no Brasil foi à do indígena, pois foram vistos como “os negros” da terra. Com a descoberta do pau-brasil, os índios faziam todo serviço de corte e transporte da madeira e como pagamento recebiam “presentes” do mundo europeu como: colares, miçangas, espelhos e  muitas doenças, que colaboraram para a sua disseminação.

Para evitar revoltas e fugas, os portugueses estrategicamente catequizaram os índios com a ajuda dos jesuítas, afinal, era importante que esse povo que até então acreditava nos espíritos, na reencarnação dos seus antepassados e nos fenômenos naturais como divindades, aprendessem a respeitar a cultura dos brancos. A partir daí, os índios foram perdendo sua identidade e absorvendo a cultura lusitana.

Historicamente, a situação dos índios é marcada pelo abandono, perseguição e miséria. Chegando a se pensar na hipótese de extinção.

O Dia do Índio no Brasil foi criado em 1943, por meio do decreto-lei 5.540, do presidente Getúlio Vargas. Esta data foi escolhida baseada na iniciativa do México, onde em 1940 foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com o objetivo de conscientizar a importância dos índios. Apesar disso, ainda há muita discriminação em relação a este povo que são os habitantes originais do nosso país e mesmo assim, continuam sendo lembrados apenas como mais uma data comemorativa: são as comemorações escolares para lembrar o “Dia do Índio”. Mas o contexto dessa data é muito mais do que a superficialidade de fantasias infantis.

Em 5 de dezembro de 1967 em pela lei nº 5.371 foi criada durante o governo do presidente Costa e Silva a  Funai (Fundação Nacional do índio), que tem como finalidade “promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas.”mas apesar disso, a Funai sobre represálias devido a insatisfação de garimpeiros em função das demarcações territoriais.

Hoje, com uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes espalhadas por diversas regiões do Brasil instalados, sobretudo, nas reservas indígenas da Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste, os índios buscam seus direitos perante o Estado e ainda sofrem, devido aos obstáculos impostos pela sociedade dos brancos.

No dia 10 de março de 2008, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 11.645 que obriga o ensino de história e cultura indígena para os alunos do ensino fundamental e médio das redes pública e particular. O objetivo é destacar a contribuição dos índios na formação social, econômica e políticas pertinentes à história do Brasil. Especialistas defendem a finalidade da lei, mas destacam a necessidade de profissionais com formação direcionada para entender o universo indígena.

Com uma grande diversidade de etnias, aproximadamente 250, o índio é um ser humano e é necessário entender seus valores como algo dinâmico. Convivendo, entendo e respeitando uma realidade e cultura extremamente diferentes e não petrificar sua imagem.

 

Todo Dia Era Dia de Índio
Baby do Brasil
Composição: Jorge Ben

Curumim,chama Cunhatã
Que eu vou contar

Curumim,chama Cunhatã
Que eu vou contar

Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumim

Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis

Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril

Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril

Amantes da natureza
Eles são incapazes
Com certeza
De maltratar uma fêmea
Ou de poluir o rio e o mar

Preservando o equilíbrio ecológico
Da terra,fauna e flora

Pois em sua glória,o índio
É o exemplo puro e perfeito
Próximo da harmonia
Da fraternidade e da alegria

Da alegria de viver!
Da alegria de viver!

E no entanto,hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente

Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumim

Terêrê,oh yeah!
Terêreê,oh!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Click to listen highlighted text!