Bem-Vindos ao Novo Site do Visite Urucânia!
Clique aqui para ouvir o texto

Nossos Casos

.

Jovens Urucanienses Dançavam no “Sereno”

2.844 visitas

Por volta de 1964, Urucânia mesmo sendo uma cidade tranquila, característica tipicamente mineira, seus habitantes não deixavam de se divertir com as poucas opções da época.

Para se distraírem nos finais de semana, os jovens urucanienses e de outras localidades como Piedade de Ponte Nova, Jatiboca, Ponte Nova e Ana Florência sempre se reuniam em um local apelidado por eles de “Sereno” que era localizado onde é hoje a Rua Dona Francisca, centro de Urucânia.

No “Sereno” eram realizados bailes reunindo os jovens que, ao som de boleros e músicas da jovem guarda também conhecidas como o iê-iê-iê se divertiam.

Mas afinal, o que este nome significava? Isso ninguém soube dizer. Mas o que contam com sorriso nos lábios é que o lugar era recheado de muita alegria e descontração.

Os bailes geralmente aconteciam aos sábados logo após terminar a missa por volta das 20 horas e apesar de toda diversão, terminava sempre por volta das 22 horas. Mas isso não era motivo para tristeza, afinal, era o momento dos amigos conversarem, darem risadas e os que não eram da cidade, rever suas namoradas e aliviar a saudade.

O baile era conduzido pelos músicos Gegê, seus irmãos Zico e Mozart, além de outros músicos que faziam daquele momento uma grande ocasião. Em cima do tablado, com seus instrumentos, os músicos tocavam piston, saxofone, trombone, guitarra, pandeiro e desta forma incentivavam os rapazes a convidarem as moças para dançar, formando assim os casais, todos embalados pelo romantismo. As moças sempre muito vaidosas, a cada baile escolhiam seus melhores vestidos para impressionar. Não havia bebida, tão pouco petiscos para acompanhar a festa, mas em compensação havia um ingrediente que tornava o ambiente muito agradável: animação e a amizade.

Durante alguns anos, este foi o passatempo dos amigos e namorados. Um lugar simples e pequeno, mas ao mesmo tempo cheio de grandes emoções. Não havia violência, o respeito prevalecia e a paz conduzia o sucesso da noite.

Ao terminar, todos iam para suas casas e o domingo era dedicado à família, já que na segunda-feira o trabalho e os estudos vinham em primeiro lugar.

 

Colaboração:
Pesquisa: Rita de Cássia Araújo
Equipe Visite Urucânia

2 comentários para Jovens Urucanienses Dançavam no “Sereno”

  1. Era uma época muito boa, porque a turma respeitava a todos, não tinha confusão e nós dançávamos bastante. Como a juventude não tinha opção de escolha, este era o local onde os amigos se reuniam. Tinha valsa, bolero, samba, enfim, vários ritmos.
    O tempo passou e com ele os bailes se modificaram. Que pena que os bailes de hoje não permaneceram como os de anos atrás!!!

  2. Realmente, este lugar existia e era muito bem frequentado. Todos os jovens da época devem se lembrar destes bailes. Quantas saudades deixaram…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Click to listen highlighted text!