Bem-Vindos ao Novo Site do Visite Urucânia!
Clique aqui para ouvir o texto

Calendário

.

Páscoa

1.378 visitas

A Páscoa é um evento religioso cristão, considerado como a maior e mais importante festa da cristandade. Nela, os cristãos de diversas correntes religiosas celebram a Ressurreição de Jesus Cristo três dias após ter sido crucificado e morto para salvar a humanidade.

O termo Páscoa tem origem no hebráico Pessach, que significa passagem. Este é, justamente, o sentido da Páscoa para os judeus. Para eles, a data é a celebração da libertação do povo hebraico da escravidão do Egito. É a passagem da escravidão para a liberdade.

Os cristãos mantiveram o nome, pois a vitória de Cristo também é uma passagem, da morte para a vida.

Dessa forma, a Páscoa propõe uma reflexão para todos nós. É momento de renovação da vida, quando fazemos o propósito de recomeçar uma vida de amor a Deus e ao próximo.

A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia. Tal data foi estabelecida pela Igreja no ano de 325 d.C.(depois de Cristo).

 

Louvor Sem Fim

“Aleluia!

Louvem a Deus no seu templo,

Louvem a ele no seu poderoso firmamento!

Louvem a Deus por suas façanhas,

Louvem a ele por sua imensa grandeza!

Louvem a Deus tocando trombetas,

Louvem a ele com cítara e harpa!

Louvem a Deus com dança e tambor,

Louvem a ele com cordas e flauta!

Louvem a Deus com címbalos sonoros,

 Louvem a ele com címbalos vibrantes!

Todo ser que respira louve a Javé!

Aleluia!”

Salmo 150.

 

 

Significado de alguns símbolos da Páscoa:

 

  • Sinos: Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos da “Aleluia”. O soar festivo anuncia novos tempos, alma nova nas criaturas.

 

  • Vela: Representa o Cristo ressuscitado, que deixa o túmulo cheio de luz. Jesus luz do mundo! Na vela pascal estão gravadas as letras alfa e ômega, significando Deus é princípio e fim.

 

  • Trigo e uva: Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e traduzem o símbolo pascal. São as lembranças da entrega total. É através da entrega da carne e do sangue que o espírito vive.

 

  • Coelho: Representa a fecundidade e a constante reprodução da vida. A fecundidade lembra o número dos filhos de Deus.

 

  • Ovo: Símbolo misterioso do renascer da vida que dorme por trás da forma perfeita. O ovo é o princípio de tudo. Aparentemente morto, é a vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo para a vida. Significa Ressurreição.

 

  • Cordeiro: É o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na Páscoa da antiga lei.No Novo Testamento significa Cristo que é o Cordeiro de Deus.

 

 

Curiosidade: O hábito de trocar ovos surgiu na Europa, entre os cristãos primitivos. Os ovos eram presentes que simbolizavam o surgimento de uma nova vida, a ressurreição. Entretanto, estes ovos não eram comestíveis, muito menos de chocolate. Esta tradição surgiu mais tarde, na França. No Brasil, as figuras do coelhinho e dos ovos foram trazidas por imigrantes alemães no final do século XVII. No entanto é importante ressaltar que este delicioso gesto de presentear com ovos de chocolate, não deve superar o verdadeiro significado desta data tão marcante.

 

Feliz Páscoa a todos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Click to listen highlighted text!