Bem-Vindos ao Novo Site do Visite Urucânia!
Clique aqui para ouvir o texto

Nossa Gente

.

Sebastiana Augusta

4.586 visitas

Filha de D. Maria Augusta e Sr. Sebastião Augusto, cresceu e viveu em Urucânia. Na sua infância estudou no Grupo Escolar Professor Manoel Rufino e foi amiga e companheira de todos os seus colegas de escola. Sempre alegre, cultivava a amizade que permanece até hoje com todas as pessoas com quem convivia. Desde criança, participava das atividades da Igreja e sempre foi muito religiosa. Já adulta, casou-se com o viúvo José Clarinho e teve um filho, Geraldo Magela, que também herdou os valores, a simplicidade e a simpatia de sua mãe. Quando ficou viúva, passou alguns anos em Belo Horizonte retornando à Urucânia para trabalhar no Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova, onde aposentou-se.

Menina simples, simpática, amiga e companheira. Forte, decidida, uma força invejável, força esta que ela mostrava no jogo de queimada. Ninguém queria receber a bolada de Sebastiana que eliminava de vez a jogadora adversária. Boa prosa, alegre, comunicativa. Urucânia, em peso, a admira e elogia. Sempre presente em todos os acontecimentos da nossa cidade. Cantava na Igreja, participava da torcida de futebol… onde ela estava reinava alegria.

Trabalhou na Casa Paroquial para vários padres da cidade tais como Padre Efraim, Padre Luiz Carlos Ferreira, Padre Luiz Carlos dos Santos (Padre Luizinho) entre outros. Ela deixava a casa impecável e passava as roupas e paramentos da Igreja como ninguém. Exigente na qualidade de seus serviços sempre recebeu elogios por parte das pessoas que tinham a sorte de ter o auxílio desta pessoa incrível.

Ela foi uma das integrantes do “Corinho Infantil” do nosso saudoso João Silva. Foi coordenadora do Coral Padre Efraim. Até hoje ela permanece na função de coordenadora do coral. Há alguns anos ela dirige o Coral Nossa Senhora das Graças (Coral da Sebastiana Augusta). Leva a sério o seu trabalho e todos os componentes do coral a respeitam e admiram.

A vida de Sebastiana se resume na dedicação às festas religiosas. Deus lhe deu uma voz bonita demais. Padre Efraim não começava o Terço Cantado na rua, nas tardes de Domingo, enquanto Sebastiana não chegava. Sem ela não se começava a reza. O Padre se referia a ela como “Minha Banda de Música”. Vejam meus conterrâneos, a importância, o valor desta pessoa. E ela continua vivendo na simplicidade, na humildade.

Sebastiana herdou de sua mãe todas as virtudes. Inteligente, honesta, serviçal e está sempre pronta a ajudar a todos. Era seu lema: “Não ter complexo algum e ter sempre uma boa prosa com todos”.

Que Deus abençoe você, minha amiga!

Você, Sebastiana, é mais uma urucaniense que engrandece a nossa cidade.

Colaboração:
Texto e foto de sua amiga de infância, Malvina Cohen.

15 comentários para Sebastiana Augusta

  1. Sebastiana,
    Você é uma mulher admirável, amiga e muito querida por todos que a conhecem. Que Deus continue lhe abençoando sempre. Abraços,
    Rita e Marly.

  2. edgar seabra comentou em 13/02/2013

    Você já parou para pensar sobre o valor da amizade?
    Às vezes nos encontramos preocupados, ansiosos, em volta há situações complicadas, nos sentindo meio que perdidos, mas somente o fato de conversarmos com um amigo, desabafando o que nos está no íntimo, já nos sentimos melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas.
    Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, mas a sua simples presença nos traz de volta o brilho da vida.
    A simplicidade das brincadeiras pueris, a conversa informal naqueles momentos de descontração, uma conversa rápida ao telefone, no vai e vem do dia ou da noite, no bate-papo pela Internet, no ambiente do trabalho ou da escola, enfim, em qualquer lugar a qualquer hora.
    Entretanto, não existe só alegria, amor, felicidade nesta relação, ela é como qualquer outro relacionamento, passa por crises passageiras, por momentos intempestivos, abalos ocasionais.
    Ainda que tenhamos muito carinho pelo amigo em questão, às vezes por insegurança, por ciúmes, por estarmos emocionalmente alterados ou nos sentindo pressionados, acabamos sendo injustos com ele e isso pode ser recíproco.
    Podemos comparar esse elo de amizade como o “tempo” que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos e desenvolver uma amizade.
    Diante do amigo somos nós mesmos, deixamos vir à tona nossos pensamentos a respeito das coisas, da vida, nos mostramos como verdadeiramente somos.
    Há amigos que nos ensinam muito, nos fazem enxergar situações que às vezes não percebemos o seu real sentido, compartilham as suas experiências conosco, nos falam usando da verdade que buscamos encontrar.
    São eles também que nos chamam a razão, chamando a nossa atenção quando agimos de modo contraditório, que nos dizem coisas que não queremos ouvir, aceitar ou compreender, são eles que são capazes nos fazer enxergar nossos defeitos se espelhando nos defeitos dele.
    Ao longo de nossa vida muitos amigos passam por ela e nos deixam saudades, mas também deixam a recordação de tudo que foi vivido. É na amizade verdadeira que encontramos a sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.
    Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir. ficar com deus ! edgar ana e familia

  3. Ana Clara comentou em 10/02/2013

    Não a conheço pessoalmente, D. Sebastiana, mas seu filho Geraldo é a demonstração viva de uma educação íntegra que, com toda certeza, a sra. lhe deu.Como diz o ditado, “uma árvore boa só pode gerar bons frutos”. Parabéns pela merecida homenagem.

  4. Janaina comentou em 08/02/2013

    Tive a grande honra de conhecer essa pessoa maravilhosa… D. Sebastiana, que Deus continue abençoando-a sempre e que continue sendo a pessoa maravilhosa que é. Abraços
    Janaina / Anderson

  5. Faltam-me as palavras certas para falar de minha mãe, uma guerreira que nunca abaixou a cabeça perante as dificuldades, perseverante em suas batalhas, dona de uma fé em DEUS que a fez superar os dissabores da vida que não foram poucos! As vezes em nossa casa, passávamos por privações, mas dona Sebastiana e seu Zé Clarim me ensinaram através de seus exemplos que é nas adversidades mais do que nos bons momentos que se deve dizer sempre “GRAÇAS A DEUS” porque nenhuma dificuldade é maior do que o SENHOR; mãe, que JESUS e MARIA te abençoem sempre e em todos os momentos e que os anjos do Senhor estejam sempre em volta de nossa casa pra te proteger; TE AMO! BEIJOS.

  6. Ana Júlia comentou em 05/02/2013

    Parabéns Sebastiana! Uma cidade inteira demonstrando o quanto a senhora é especial! Bela homenagem e muito merecida também. Abraços!

  7. Deixo um abraço, beijos de mim e toda minha família …
    Felicidades !

  8. marcelo comentou em 03/02/2013

    Parabéns Vovó, a senhora merece! Te amo! Beijo, Marcelo

  9. cota comentou em 03/02/2013

    Assim mesmo, Dona Sebastiana. Beijo, Cota

  10. yasmim comentou em 03/02/2013

    Vozinha, parabéns…
    A senhora é muito importante em Urucânia e pra mim também.
    Amo você e mais uma vez, parabéns! De sua neta, Yasmim

  11. Maria Stella comentou em 03/02/2013

    Parabéns Sebastiana, por essa homenagem, você merece e nossa cidade também por ter uma filha como você. Sinto saudades dos nossos tempos juntas em Urucânia. Abraços

  12. Wandersom comentou em 03/02/2013

    Parabéns, eu te adoro muito! De seu neto, Wandersom

  13. Lorrayne comentou em 03/02/2013

    Parabéns Vovó! Vc é muito importante em Urucânia e pra mim também vc é. Muito obrigado pelo Natal maravilhoso, tá? Bom, te amo! De sua neta, Lorrayne

  14. Jéssica comentou em 03/02/2013

    Muito bem, Vó! Parabéns, vc merece! Eu tenho muito orgulho de ter vc como Vó. Vc lutou e venceu os seus obstáculos. Beijos! Sua neta, Jéssica

  15. Cristiane comentou em 03/02/2013

    Isso ai Vó, te admiro assim como todos os urucanienses.
    Pela sua luta e suas vitórias, te amo! Sua neta, Cristiane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 trackback

Click to listen highlighted text!